Patrocínios

Os patrocínios são uma forma de publicidade anterior ao advento da Internet, e pode ser encontrado no mundo offline das mais diversas formas, e ao mesmo se passa online.

Offline podemos considerar patrocínios o coleccionador de arte que paga ao artista pelo privilégio de poder seleccionar as peças do seu agrado antes de serem apresentadas a qualquer outro potencial comprador, assim como o é o pagamento efectuado pela empresa que quer que a sua publicidade apareça associada ao evento.

Online tudo se passa de forma bastante similar. Os patrocinadores pagam para aparecer associados a um site ou artigo. Essa associação pode ser permanente ou por um período predefinido.

A forma de associação pode também ser bastante diversa. Nalguns casos passa pela colocação de banners estáticos num site, noutros apenas um link, noutros ainda pela criação de um novo artigo em que a marca, o produto ou serviço do patrocinador são referidos, revistos ou aconselhados.

A grande diferença entre os patrocínios e os vários outros tipos de publicidade que já referi nesta série é que são, normalmente, negociados caso a caso, o que faz com que os termos em que a transacção ocorre sejam mais… variáveis.

Nalguns países, como os Estados Unidos, a lei exige que este tipo de publicidade seja declarado, mas mesmo nesses casos há bloggers que não o fazem. Em contrapartida, muitos sites que não estariam legalmente obrigados a esta declaração fazem-na.

Mas, então, a quem serve este tipo de publicidade?

Anunciantes

Os patrocínios são uma excelente forma de chegar aos utilizadores de sites específicos, independentemente da forma. Mas a forma é relevante, pois nalguns casos consegue chegar-se apenas aos utilizadores actuais, e noutros consegue chegar também aos futuros utilizadores.

Colocar um anúncio fixo durante um mês, num site cujos utilizadores correspondem ao perfil dos seus potenciais clientes tem, normalmente, um valor muito superior ao que seria obtido com idêntico investimento noutros tipos de publicidade, mas uma review ao seu site pode, potencialmente, continuar a enviar novos clientes para o seu site durante muito tempo.

Se quer investir em publicidade, procure sites dos quais os seus serviços sejam um complemento, ou mesmo outros sites na sua área, e tente descobrir se eles aceitam patrocínios ou fazem reviews de sites. Uma outra alternativa será verificar com os webmasters/bloggers responsáveis por sites de que goste da possibilidade e/ou custo de os patrocinar.

Com os patrocínios a regra é simples… as duas partes chegam a acordo, uma paga e a outra divulga-a.

Editores

Para quem tem um site, os patrocínios também são uma boa opção, em primeiro lugar porque não entram em conflito com outros tipos de publicidade. Um site que tenha adsense pode ainda assim divulgar os seus patrocinadores, o mesmo se passando com qualquer outro tipo de publicidade.

Por outro lado, ao contrário do que acontece com redes de publicidade, como o adsense ou outros, (quase) qualquer patrocínio que seja feito ao seu site é previamente aprovado por si. Este tipo de publicidade, normalmente, é paga de uma só vez (ou regularmente), um valor pré-acordado, o que significa que recebe esse valor imediatamente e não fica dependente de acções dos seus utilizadores para saber quais as suas receitas.

Por outro lado, quando negoceia patrocínios, tenha a certeza de verificar que ambas as partes concordam, para que depois não haja desentendimentos e desacordos. Se concorda fazer uma review de um site, certifique-se que você e o patrocinador estão de acordo em relação ás condições da review… isto para que na mente do patrocinador não fique a ideia que de você irá elogiar o site dele, enquanto na sua está a ideia de que poderá fazer uma review isenta, dando a sua opinião acerca do site (ou produto, serviço, etc).

Conclusão

Estando as várias partes de acordo os patrocínios são uma forma de publicidade. São uma forma de divulgar o seu negócio junto de potenciais clientes, ou mais uma forma de potenciais receitas.

O valor de um bom artigo num blog que seja muito lido tem um valor inestimável, mas o cuidado necessário à escolha também é significativo. Por outro lado, do lado do blogger é também necessário atenção ao aceitar um patrocínio, pois não é agradável fazer uma excelente review de um site, ou ser-se associado a uma empresa, que entretanto cai um más graças junto dos seus leitores.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *