Optimize o seu site

Se o seu objectivo é aparecer nas primeiras páginas dos diversos motores de pesquisa há muitos truques que pode utilizar para conseguir melhorar a sua posição.

Mas antes de começar a pensar como pode conseguir links de outros sites há algumas coisas que deve verificar no seu próprio site para garantir que torna o trabalho dos motores de pesquisa mais simples.

robots.txt

Verifique se tem um ficheiro robots.txt na raiz do seu site, e que ele permite que os crawlers dos motores de pesquisa indexem o seu site.

Urls únicos

Verifique que todo o seu site é directamente acessível, e que todos os conteúdos têm um URL que permite ir directamente para ele.

As listagens são isso mesmo, listagens. Devem conter parte dos seus artigos (ou outros conteúdos), mas cada conteúdo deve contar com o seu próprio URL, por forma que outros sites possam linkar directa e distintamente para cada conteúdo.

Esconda os conteúdos duplicados

Se tem mais do que um URL para o mesmo conteúdo, como no caso de ter páginas para impressão ou páginas para dispositivos móveis, coloque uma regra no robots.txt que diga aos motores de pesquisa para não indexarem os URLs alternativos.

Por exemplo, se o seu site tem as páginas para impressão em/print/urldoconteudo.html, pode adicionar as seguintes linhas ao ficheiro robots.txt na raiz do seu site:


User-agent: *
Disallow: /print/

URLs com poucos parâmetros

Alguns motores de pesquisa apenas consideram os primeiros parâmetros de cada URL para verificar se um novo URL já foi indexado ou não, e se tiver vários parâmetros, pode acabar por ter apenas uma parte dos seus conteúdos indexados.

Se tiver mesmo que utilizar vários parâmetros, coloque em primeiro lugar aqueles que influenciam mais o conteúdo da página.

Não use parâmetros ID

É um workaround feio mas, aparentemente, o Google não coloca no seu índice principal páginas com URLs com um parâmetro ID com valores com seis ou mais dígitos, como forma de evitar indexar partes privadas de sites.

Assim a regra é simples. Não usar o parâmetro ID. E já agora aproveitamos e evitamos outros, como sidpidsession_id, e qualquer outros terminados em id.

Manter todos os conteúdos acessíveis

Lembra-se daqueles primeiros conteúdos que criou para o seu site? Ainda é possível chegar até eles utilizando apenas links dentro do seu site?

Comece na homepage e tente chegar até esses conteúdos utilizando apenas links existentes no site.

Num site de notícias, ou outros conteúdos apenas relevantes durante algum tempo pode haver a ideia de apenas ter os artigos mais recentes disponíveis, mas os outros também são importantes, por três razões:

  • Um dos seus visitantes pode querer viajar no tempo e ver o que aconteceu há anos atrás;
  • A dimensão do seu site é uma das variáveis que os motores de pesquisa consideram quando decidem sobre a relevância do site;
  • Quanto mais páginas tiver disponíveis mais serão indexadas e maior a quantidade de pesquisas em que o seu site irá aparecer.

Artigos relacionados

Permite aos seus utilizadores chegarem facilmente a outros artigos sobre o mesmo tema daquele em que estão/acabaram de ler.

Preferencialmente faça-o de forma temporalmente contextualizada, isto é, os mais próximos possíveis daquele que está a ser lido (ainda mais importante se o seu site contém notícias. Isto permite aos seus utilizadores navegaram nas noticias de um tema sequencialmente.

Links em profundidade

Crie links em profundidade dentro do seu site. Por exemplo, para os artigos anteriores mais visitados, para listagens por ano ou por mês, listagens por autor (se o site for multi-autor) ou outras que se adequem aos conteúdos do seu site.

O principal objectivo é reduzir a profundidade do site e, com isso, aumentar e manter a relevância das páginas mais antigas do seu site.

Navegação em texto

Se tem um menu muito bonito, mas criado apenas com imagens está a perder parte do valor que a sua navegação poderia dar ás páginas de destino. Se optar por manter esta navegação crie outra no footer das suas páginas em texto.

Crie links de retorno

A listagens têm links para os artigos que pertence a essa categoria/tag/autor/data. Mas muitas vezes as páginas de conteúdos não devolvem esses links. Reforce a relevância das listagens e dos conteúdos com menos links exteriores ao seu site criando links de retorno.

Se o seu site tem listagens de posts por períodos de tempo, na data do artigo crie um link para essa listagem. Se tem listagens por autores, crie um link no nome do autor para a listagem de artigos do autor, se tem listagens por categorias, link a categoria… já percebeu a ideia, não já?

Outros

Esta não é certamente uma listagem definitiva, mas pode ajudar bastante o seu site redistribuindo o pagerank das suas melhores páginas por todo os site e tornar todo o site mais simples de indexar.

Alguém tem alguma sugestão a adicionar?


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *