A optimização (SEO – Search Engine Optimization) de um site é hoje das melhores formas de publicidade a um site, e a médio prazo acaba por tornar-se também das mais baratas e efectivas.
A optimização é uma tarefa, por vezes, complexa e morosa, que implica cuidados especiais, conhecimentos alargados e dispendiosa, pois os (poucos) profissionais que realmente sabem como conseguir colocar um site nos motores de pesquisa fazem-se pagar bem por esse conhecimento.
No entanto, esse é um preço que facilmente se recupera.
Anúnciar nos meios tradicionais tem um custo comparativamente menor que optimizar um site de dimensões médias mas, em contrapartida, o beneficio desse custo termina quando o meio utilizado deixa de ser utilizado (no mesmo dia no caso de um jornal diário, ao fim de uma semana no caso de uma revista, no fim do periodo contratado no caso de um outdoor).
Anúnciar na Internet não fica muito mais barato. Os grandes portais portugueses cobram valores na ordem dos 3 a 10 centimos por visualização de banner, e para que uma campanha tenha visibilidade nestes sites é preciso adquirir milhões de visualizações. A homepage de qualquer um destes portais tem milhões de pageviews por dia, pelo que menos de um 1 milhão de banner views (mais de 50 000 Euros, por um dia de campanha).
Anunciando nos motores de pesquisa, como o Google, o Yahoo!, ou o Sapo, pode começar-se com orçamentos mais reduzidos, e a eficiência deste tipo de campanha, quando se pretende tráfego directo para um site, pode ser bastante mais próxima do esperado, uma vez que o custo é pré-definido e pago por visita ao site. Mas ainda assim, os custos deste tipo de campanha dependem em grande medida das palavras que serão o alvo da nossa campanha, e os utilizadores continuaram a fluir para o nosso site apenas enquanto pagarmos para que isso aconteça.
Mas com a optimização Web é diferente.
Optimizar um site para que seja indexado pelos motores de pesquisa de forma mais eficiente é um trabalho que se faz uma vez, e que poderá ter seguimentos menores. A maioria do trabalho faz-se apenas uma vez, podendo ser necessário novamente apenas quando o site for redesenhado, o que se for feito com os devidos cuidados representará um trabalho melhor.
E os resultados vão notar-se para sempre.
Muitas vezes considera-se parte do trabalho de optimização de um site a criação de links noutros sites. Esta tarefa pode ter custos regulares, como seja a compra de links em sites de qualidade em áreas relacionadas com a do nosso site, mas se for devidamente implementados esse links terão um custo bem menor que o custo de uma qualquer campanha, e os seus benefícios indirectos não são conseguidos por menhuma campanha.
Mas antes de chegar aos links, é preciso optimizar o site propriamente dito, e existe muita coisa que pode ser feita, deste a alteração do tipo de URL, até à estrutura do HTML do site, a forma como os próprios conteúdos são escritos, e muito mais.
Beneficios da Optimização Web
Mas, e quais são os benefícios de optimizar um site?
Bem, em primeiro lugar, melhorando a estrutura de um site muitas vezes aumenta-se drásticamente a quantidade de páginas que um utilizador vê antes de sair do site.
Em segundo lugar, quanto mais páginas os motores de pesquisa conseguirem indexar de um site maior é o número de páginas onde podem ser encontrados os conteúdos que um utilizar procura.
Mas o mais importante é mesmo que uma vez optimizado um site, e seguindo meia duzia de indicações (normalmente) simples, esse site mantém-se optimizado por muito tempo, até ser alterado radicalmente, normalmente até ser redesenhado.
Assim, o custo com a optimização é um custo que se tem uma vez, e de que se obtém retorno ao longo do tempo.
E assim, o seu site, ao invés de pagar para aparecer ao lado dos resultados dos motores de pesquisa, pode aparecer directamente nesses resultados, não pagando de cada vez que algum potencial cliente visita o seu site.
Mas os benefícios não são apenas esses. É que a maioria dos utilizadores visita primeiros os sites que aparecem nos resultados de pesquisa, e só depois os anúnciados ao lado, pelo que se o seu site aparece o mesmo número de vezes nos resultados de pesquisa, e nos anúncios ao lado dessa pesquisa, provavelmente terá mais visitas dos resultados de pesquisa do que dos anúncios.
Estudos da MarketingSherpa dizem também que os utilizadores que encontram um site nos resultados de pesquisa compram mais vezes do que os que o encontram nos anúncios ao lado dos resultados de pesquisa (4,2% vs 3,6%), e que essa diferença aumenta ainda mais se considerarmos as compras posteriores (6,3% vs 4,2%).