Alguns blogs insistem em tentar proibir os seus leitores de imprimir os seus conteúdos. Outros têm templates especiais para impressão, em que a navegação do site e outros items não relevantes em papel são retirados.
Mas, que deve fazer, proíbir a impressão, ou torná-la mais simples?
Vantagens de proíbir
Do lado de quem torna a impressão mais difícil, de quem a proíbe, esta o interesse em proteger os seus conteúdos. Manter um blog é uma tarefa que implica tempo, e o conteúdo original é a mais morosa de todas as tarefas que um blog implica, talvez mais morosa mesmo que a promoção do blog, mesmo quando falamos de promoção em muito larga escala.
Escrever dois ou três artigos originais por dia não é simples.
E dificultar a impressão é apenas uma pequena parte das coisas que este grupo de criadores de conteúdos faz. Tentam dificultar a tarefa de ver o código fonte do site, de selecionar o texto, e muito mais. Tudo em nome da proteção dos seus direitos.
Eu percebo esta estratégia. Percebo, mas não concordo com ela.
Antes de mais, na maioria das vezes, quem imprime um artigo não pretende copiá-lo. Pretende lê-lo mais atentamente, offline.
Se o objectivo é copiar, é muito mais simples fazê-lo directamente do browser, com uma simples operação de copy&paste. Mesmo quando se utilizam técnicas (normalmente em javascript) para tornar mais difícil a copia do conteúdo, é ainda possível ultrapassar essas protecções, se não for de outra maneira, desactivando o javascript.
Vantagens de facilitar a impressão
A principal vantagem de facilitar a impressão é o controlo sobre a versão impressa.
Querendo ou não, vai sempre haver quem imprima os seus conteúdos, e se optar por dificultar a tarefa, não vai ter qualquer controlo sobre o que vai ser impresso, nem como.
Mas se optar por criar um template de impressão, vai poder definir o aspecto que os seus conteúdos vão ter quando forem imprimidos. Vai poder, principalmente, decidir que elementos da sua página vão ser impressos e quais vão desaparecer na versão impressa.
Recentemente tenho encontrado muitos blogs que mudaram a sua postura em relação a este tema. O problogger, por exemplo, permite agora imprimir os conteúdos, e estes são impressos sozinhos na página, sem navegações, sem comentários, sem mais nada. Acho que o Daren perde aqui uma excelente oportunidade de difundir um pouco mais o seu blog, e até, talvez, de o rentabilizar um pouco mais, mas isso são questões para outras núpcias.
O controlo sobre o resultado impresso permite, por seu lado, pensar numa forma de melhor promover a sua marca, mesmo offline. Se o template utilizado destacar claramente a sua marca, e em especial, se o seu URL estiver devidamente visível no inicio e no fim do conteúdo impresso, qualquer pessoa que veja essa impressão irá, provavelmente, aperceber-se do seu logotipo, da sua marca, e do url do seu site/blog.
E não vejo que o medo, que possa existir, de que os conteúdos sejam copiados por quem os imprimiu, ou por qualquer outra pessoa, não me parece um medo razoável, pois dá muito mais trabalho copiar texto a partir do papel do que de uma janela de browser.
Recomendação
Crie uma versão do seu CSS para impressão (media=”printer”), e aproveite para criar um design que fique agradável depois de impresso. Pense na impressão dos seus conteúdos como num artigo publicado numa revista.
Coloque o seu logotipo e o seu URL bem visiveis (não exagere, o equilibro estético é essencial) no inicio e no final do texto e não imprima coisas que não sejam relevantes para o seu leitor.
Faria apenas um excepção à sugestão anterior de não imprimir coisas irrelevantes… Se tiver anúnciantes que pretendam financiar esta versão impressa, que não dependam do URL para a sua promoção, aproveite. Mas, claro, venda este espaço numa base temporal (um determinado valor por um periodo de dias), ou por visualização (no caso, por impressão) – é díficil clicar num banner no papel….