Hoje, especialmente entre os bloggers, procuram-se novas informações ou utilizam-se de forma mais intensa informações que anteriormente eram quase ignoradas.
Nem sempre essas informações são obtidas exclusivamente através de dados de tráfego do site. Algumas dessas informações apenas se conseguem quando se cruza dados de tráfego com dados provenientes de outras fontes.
Entre os novos dados estatísticos que se encontram hoje na moda estão:
Long Tail
A Long Tail é levar um pouco mais longe uma informação que anteriormente já se considerava.
Trata-se das palavras utilizadas nos motores de pesquisa e que resultam em visitas ao site.
Anteriormente desta informação era apresentada apenas um top, entre 10 e 50 palavras (e/ou expressões) mais utilizadas. Hoje os webmasters e bloggers querem saber não apenas quais as mais utilizadas, mas todas as palavras que resultaram em visitas ao site.
EPM (Earnings per Thousand) ou CPM (Comission per Thousand)
O M em EPM ou CPM vem no numero mil em numeração romana (M). CPM pode também ser utilizada para significar Cost Per Thousand, o que faz sentido especialmente do ponto de vista do anúnciante, que é quem tem o dinheiro para anúnciar, e consequentemente a quem normalmente os termos se adequam.
Na prática este indicador permite ter uma ideia da rentabilidade do tráfego de um site.
Das muitas informações que se podem calcular acerca do tráfego se um site este é uma das poucas que apenas está disponível quando o site faz venda directa de espaço publicitário.
No mundo dos blogs, se esta informação fosse disponibilizada permitiria encontrar os nichos de mercado em que mais facilmente se rentabilizaria um blog. Claro que isso poderia acabar por criar um excesso de sites nesse nicho, e consequentemente criar mais espaço para anúncios que os anúncios existentes, baixando com isso o valor do nicho.
Algumas das redes de anúncios, como é o caso do Google Adsense, proíbem mesmo os seus associados de revelar este valor.
Earnings Per User ou Lucro por utilizador
Este indicador, tal como o E/CPM é indicativo da rentabilidade do tráfego, mas considera os utilizadores únicos do site ao invés dos pageviews.
Pingback: Web a Sério » Estatísticas Web