Posts que atraem links

Na passada segunda-feira foi publicado no blog SEOmoz um post (What Makes a Link Worthy Post – Part 1) que é o resultado de um estudo feito com base nos links existentes para os vários posts do blog, numa tentativa de encontrar as caracteristicas dos posts que são alvo de mais links de outros dominios.

Algumas das conclusões do estudo parecem obvias para qualquer blogger com um pouco mais de experiência, mas algumas delas contrariam algumas das ideias mais comuns no meio do bloggers mais profissionais. Vou guardar essa para o final, pois nunca é demais reforçar algumas das ideias mais comuns nas cabeças da maioria de nós, mas que ainda assim nem sempre são aplicadas com a frequência com que poderiam ser.

Assim, uma das caracteristicas verificadas é se a presença de elementos multimédia ou lista torna os posts alvo de mais links do que os posts que não têm esses elementos. e a verdade é que em média, os posts que têm listas, imagens ou videos recebem em média mais links do que os posts que não têm nenhum desses elementos.

Posts com videos recebem até três vezes mais links do que posts apenas com texto. E posts com esses três elementos recebem até seis vezes mais links do que posts que não têm qualquer deles.

A descoberta interessante é que o tamanho dos posts tem impacto na quantidade de links que esses posts recebem, mas ao contrário do que é normalmente vinculado em muitos dos blogs sobre SEO e sobre blogging, os posts com 1800 a 3000 palavras chegam a receber até quinze vezes mais links dos que os posts com menos do que 600 palavras.

Isto, claro, pode ser verdade apenas para blogs como o SEOmoz, em que a grande maioria dos posts de grande dimensão são tutoriais ou apresentação de teses ou estudos, por contrapartida com os posts menores que não passam de pequenos artigos informativos acerca de algo que se está a passar num qualquer outro lugar da internet.

Mais uma vez, podem encontrar o post original no seoMoz, sob o titulo What Makes a Link Worthy Post – Part 1 (as partes seguintes ainda não foram publicadas).


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *