Sites Sociais – comportamento abusivos

Todos os sites sociais têm utilizadores que tentam tirar partido das funcionalidades que lhes disponibilizam. Alguns fazem-no de forma adequada e dentro das regras. Mas outros abusam visivelmente desses sites, tentando aproveitar-se deles sem acrescentar nada de útil aos sites e às suas comunidades.

Aqui ficam alguns desses comportamento abusivos:

Sites sem valor

A adição de sites sem valor para os utilizadores do site social, numa tentativa de promover esses sites (ou páginas) junto dos seus utilizadores é uma das situações mais comuns.

Esta situação é ainda mais grave quando a rotatividade do conteúdo no site é pequena e/ou os links são promovidos de forma simples para a homepage.

Bloquear as contas dos utilizadores que abusam do sistema normalmente serve de pouco, pois é simples criar novas contas, pela natureza social do site.

Múltiplas contas

Em consequência de, na maioria dos sites sociais, os conteúdos dos utilizadores serem promovidos para a primeira página em consequência da votação de outros utilizadores, quem pretende que os seus conteúdos sejam promovidos mais rapidamente (se é que alguma vez o seriam de outra forma) criam várias contas, e utilizam-nas para votar nos próprios conteúdos.

Clusters de contas

Um outra prática, próxima da anterior, é o comportamento de grupos de utilizadores que votam positivamente apenas os links uns dos outros. O problema deste tipo de comportamento é que, se o grupo tiver dimensão suficiente, pode tornar mais fácil promover os próprios conteúdos, e difícil promover os conteúdos dos outros utilizadores.

Promoção a pedido

Em sites sociais em que o valor dos votos é ponderado tendo em conta factores como a antiguidade ou o nível de participação, há muitas vezes a tentação entre os utilizadores mais antigos de vender os seus votos para ajudar a promover que de outra forma não chegariam à homepage dos sites.

Estes são apenas aqueles que me lembro de momento, e há certamente outros comportamentos abusivos nos sites sociais. Alguém se lembra de mais algum? Por favor, adicionem-nos nos comentários.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *