À medida que cada vez mais a informação e os negócios se movem significativamente para a Internet, à medida que as pessoas lêem cada vez menos jornais e revistas e preferem fontes de informação online, a publicidade online torna-se uma das fontes de receitas mais importantes de muitas equipas editoriais, e permite o aparecimento de um novo grupo de empreendedores, que se auto-denominam probloggers, mas que são na realidade Editores Online Independentes.
Uma qualquer publicação em papel com conteúdos editoriais tem provavelmente mais de metade do espaço impresso com publicidade, de uma ou de outra forma, e bem mais de metade das suas receitas são provenientes dessa publicidade.
Mas essas receitas de publicidade dependem em grande medida da tiragem da publicação, isto é, do número de exemplares impressos (e vendidos, claro). Quando mais pessoas deixam de comprar revistas em papel e pretendem ler os mesmos conteúdos online, preferencialmente sem pagar, a publicidade tem que continuar a ser uma importante fonte de receitas para quem quer a criação e publicação de conteúdos como um negócio. Mas tem que passar a ser a publicidade online, porque é online que o conteúdo passa a ser publicado.
Este artigo é o primeiro de uma série de artigos sobre publicidade online. A primeira parte desta série pretende analisar os diversos tipos de publicidade, e posteriormente falaremos sobre vários outros temas relacionados, como seja a integração da publicidade nos sites.
Eu diria que, actualmente, a publicidade online se divide em 5 grupos: