Publicidade paga por click

A publicidade paga por click é a de mais simples acesso, tanto para o editor (o dono do site) quanto para o anunciante.

Para o primeiro a simplicidade é consequente de haver inúmeras redes dedicadas a juntar anunciantes e editores. Para o segundo pelos baixos custos de entrada.

Neste grupo destacam-se o Google Adsense, a Yahoo! Publishers Network e o MSN AdCenter. Mas existem outras redes, com diferentes modelos de negócio e diferentes tipos de anúncios.

No mercado nacional acredito que o Sapo possa ao longo dos próximos meses disponibilizar um serviço deste tipo com base nos seus anúncios sapo – isto, claro, sou eu apenas a especular. E, infelizmente, não vejo que uma outra rede nacional possa aparecer nos próximos tempos.

A base deste tipo de publicidade é a de que o anunciante paga (até) um valor pré-estabelecido sempre que alguém clica num anúncio e visita o seu site. Esse valor pago é depois dividido entre o editor e a rede.

A maioria destes anúncios são formados apenas por texto e podem ser criados online no site da rede.

Para a rede ou para o anunciante a dimensão de um site ou o seu tráfego não são relevantes, desde que os clicks que nele são gerados sejam legítimos.

Anunciante

Os anúncios pagos ao click têm um baixo custo de entrada, sendo possivel pagar (dependendo das redes e das palavras em que se anuncia) a partir de apenas 1 cêntimo por click, e na maioria dos casos limitar o valor total investido diariamente.

Isto faz com que se encontrem todo o tipo de anunciantes nestes sistemas, pois eles são acessíveis mesmo aqueles que têm orçamentos muito limitados, e por outro lado oferecem ao utilizador a possibilidade de obter uma grande quantidade de tráfego relativamente seleccionado (dependendo da rede e das licitações efectuadas).

Como este tipo de anúncios normalmente (ainda que nem sempre) estão associados a palavras ou expressões definidas pelo anunciante, é possível mostrar os anúncios a grupos tão específicos quanto se deseje, o que faz com que este tipo de publicidade seja a preferida de todos aqueles anunciantes que pretendem optimizar os resultados obtidos pelas suas campanhas de marketing, que procuram expressões que quando utilizadas indicam, normalmente, a intenção de comprar de um produto ou serviço, o que faz com que uma maior percentagem dos utilizadores que seguem os seus anúncios (e pelos quais pagam) se transformem em clientes.

Este grupo de utilizadores, a que chamaria de “Optimizadores”, normalmente muito distinto do primeiro, investe grandes quantidades de dinheiro em publicidade. A razão porque preferem este tipo de publicidade sobre os restantes é porque este lhe permite seleccionar muito melhor as pessoas a quem os seus anúncios são mostrados e o contexto em que isso acontece.

A grande vantagem deste tipo de publicidade para os anunciantes é a de apenas pagarem por tráfego efectivo que os seus sites recebem.

Editores

Por estes anúncios serem pagos por click, e por haver uma entidade que agrega, por um lado, editores, e por outro anunciantes, e a rede garantir (tanto quanto possível) que os anúncios são colocados apenas em páginas relacionadas com as palavras e/ou expressões seleccionadas, a entrada de novos editores é bastante simplificada, uma vez que os anunciantes não seleccionam directamente cada site onde o seu é mostrado.

Isto faz com que seja possível rentabilizar sites com apenas algumas centenas de pageviews por dia. Claro que poderemos estar a falar de apenas alguns cêntimos ou dólares por dia. Mas isso é mais do que estaria ao alcance da maioria destes sites de outra forma.

Conclusão

A publicidade paga por click é simultaneamente a forma barata de começar a anunciar o seu site, produto ou serviço, e de começar a rentabilizar um site com pouco tráfego. Em nenhum dos dois casos se irá fazer uma fortuna instantânea, mas pode ser o incentivo que precisam muitos pequenos negócios e muitos pequenos editores.

Por outro lado, a publicidade paga por click permite a quem pretenda obter grandes quantidades de tráfego obtê-lo, bem como tráfego tão direccionado quanto se pretenda.


2 thoughts on “Publicidade paga por click

  1. Pingback: Web a Sério » Patrocínios

  2. Pingback: Web a Sério » Publicidade Online

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>