Publicidade paga por acção

A publicidade paga por acção é o passo seguinte para a publicidade paga por click. A grande diferença é que ao contrário da paga por click, na publicidade paga por acção só existe direito a pagamento quando um determinado evento ocorre.

Algumas possibilidades são a subscrição de uma newsletter, um pedido de informação, a concretização de uma compra num site de ecommerce ou praticamente qualquer outra coisa que seja realizável online.

Esta situação é vantajosa para o anunciante, pois ao invés de ter um custo sempre que um visitante é enviado para o seu site, esse custo só se concretiza quando o visitante efectua uma acção predefinida.

Em contrapartida, o custo por acção é, normalmente, bastante mais elevado do que o custo por click.

Anunciantes

Este tipo de publicidade é indicada para quem sabe o que quer. Este tipo de publicidade não serve para anunciar apenas um site, mas para conseguir que algo seja feito pelos utilizadores nesse site.

Se lançou um novo site social e pretende criar uma base de utilizadores, uma campanha em que paga por cada utilizador que se inscreva no site pode ser uma boa opção.

Este tipo de publicidade pode também ser uma boa opção para sites comerciais, especialmente aqueles em que a margem por venda seja mais ou menos fixa ou que vendam subscrições/assinaturas de algum tipo. Nestes casos uma alternativa é a utilização de sistemas de afiliados (de que falarei no próximo artigo).

Editores

Os editores a quem este tipo de publicidade interessa são praticamente os mesmo que nos sistemas de publicidade paga por click, pequenos e médios editores, especialmente aqueles com conteúdos especializados.

Para os editores a publicidade paga por acção só é uma alternativa interessante à publicidade paga por click se os valores pagos por acção forem razoavelmente mais elevados do que os pagos por click, por forma a compensar o rácio entre os utilizadores que clicam num banner e visitam o site anunciado, e aqueles que finalmente executam a acção que se pretende.

É possível colocar ambos os tipos de anúncios a concorrer directamente para as mesmas posições (como começa a acontecer neste momento no Google Adsense), sendo que nesse caso se utiliza, normalmente, o valor do eCPM (custo estimado por mil visualizações).

Conclusão

A publicidade paga por acção é ideal para quem pretende que os seus visitantes efectuem uma determinada acção. Claro que a publicidade não pode ser a única forma de procurar que essa acção seja efectuada. É necessário também que a própria página onde o utilizador entra no site incentive a que essa acção seja executada.

Para os editores é apenas mais uma opção. Se os utilizadores de um site efectuares facilmente as acções pretendidas a publicidade paga por acção pode ser uma boa opção por si só, mas para a maioria dos editores deve ser considerada apenas como mais uma opção, que deve ser considerada a par com as restantes alternativas.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *