A publicidade paga por visualização é o nome, actualmente mais comum, para a publicidade online tradicional, para os conhecidos banners.
Este tipo de anúncios são normalmente transaccionados em múltiplos de mil visualizações e o seu custo negociado/divulgado para esse volume. Para que não haja duvidas estes valores são normalmente apresentados em CPM (custo por mil visualizações).
Diz-se frequentemente que os utilizadores ficaram cegos em relação a estes anúncios, mas isto não é verdade. Apenas a nossa mente consciente deixou de os ver. No nosso inconsciente continua a marca, o logótipo ou o produto anunciado sempre que o vir.
E apenas isso justifica que continue hoje a haver tantas empresas dispostas a pagar os elevados preços que se praticam entre os sites de grande dimensão.
Anunciantes
A publicidade paga por visualização é provavelmente a melhor opção quando o pretendido, mais do que aumentar o tráfego de um site no curto prazo, é imprimir uma mensagem na mente do quem vê o banner.
A nossa mente consciente elimina tudo o que não faz parte dos nossos interesses imediatos, mas o nosso subconsciente não consegue fazer o mesmo. Muito menos com uma imagem que se repete frequentemente.
E é por isso que os banners continuam a vender tão bem. Não são, obviamente, uma alternativa para os pequenos anunciantes pois mil ou dez mil, ou mesmo umas centenas de milhar de banner views passam completamente despercebidos em qualquer grande site, e atingem um publico muito pequeno em sites onde essa quantidade seja relevante. E mesmo essa pequena quantidade de visualizações implicam já um orçamento relativamente elevado (façamos as contas 100 (mil) views a 20€ dá 2000€).
Por isso, este tipo de publicidade é utiliza especialmente por grandes empresas que têm um grande orçamento e pretendem acima de tudo aumentar o prestigio e a relevância de uma marca ou produto junto do publico, mas não o vende directamente online. Alguns exemplos disto são as grandes marcas de distribuição, bancos e empresas de crédito, seguradoras, entre outros.
Editores
Da mesma forma que o custo de entrada para os anunciantes é relativamente grande, o problema oposto se coloca do lado dos editores. Aqueles anunciantes que estão dispostos a pagar realmente por este tipo de publicidade preferem anunciar em sites de grande dimensão, pois estes permitem-lhes chegar a um grupo maior de utilizadores e ter apenas um relatório de visualizações, unique users, clicks, etc. Os pequenos anunciantes, em contrapartida têm orçamentos muito mais limitados, e normalmente procuram resultados de curto prazo, e mais cedo ou mais tarde acabam por descobrir que a publicidade paga por click é mais satisfatória para eles, ou então apenas estão dispostos a pagar um valor (CPM) muito mais baixo.
Por essa razão, para que um site consiga negociar valores de CPM minimamente aceitáveis tem que ter um volume de tráfego que já seja interessante para empresas que pretendam investir na divulgação da sua marca mais do que na aquisição de tráfego imediato.
Um alternativa seria fazer parte de uma rede de editores que vendessem conjuntamente publicidade nos seus sites, e que com isso conseguissem atingir o volume necessário para conseguir chegar até esses anunciantes. Mas mesmo essas redes não são acessíveis ao pequeno editor, e quando o são têm valores mínimos para se ser pago, o que faz com que um site tenha que fazer parte da rede durante muito tempo sem nunca ser pago.
Isto faz com que esta seja uma alternativa a considerar quando o tráfego do seu site já for razoável. Eu diria que antes dos dez mil pageviews dia é melhor concentrar-se em fazer crescer o seu site, sendo que até aos cem mil a sua capacidade negocial ainda será reduzida, e não conseguirá chegar aos melhores anunciantes.
Conclusão
A publicidade paga por visualização é a divisão onde se encontram as grandes marcas e os grandes sites.
E apesar de os apologistas de outros sistemas anunciarem sistematicamente a sua morte, esta está longe de se concretizar.
Mas se é um pequeno editor provavelmente conseguirá melhores resultados compublicidade paga por click ou com patrocínios .
Por outro lado, se pretende divulgar o seu site com um orçamento limitado, os dois sistemas anteriores provavelmente são as melhores opções também para si.
Mas nenhum outro sistema exclusivamente de publicidade consegue levar a sua marca ou logo ao inconsciente de tantas pessoas como a publicidade paga por view.