Publicidade – quando colocar

Você cria um novo site, e questiona-se se deve ou não colocar publicidade nesse site. Questiona-se talvez se a deve colocar desde o inicio ou se o deve fazer mais tarde.

O Darian, no site Problogger.net, colocou online a noite passada um Post a que chamou How quickly after starting a blog should I put ads on it? (Quão depressa depois de começar um blog é que devo colocar-lhe anúncios?), em que refere duas situações distintas, e que vou aqui reproduzir e acrescentar uma terceira possibilidade.

As possibilidade avançadas pelo Darian são.

  • Colocar publicidade desde o dia 1
  • Conseguir leitores e depois adicionar leitores

A terceira possibilidade que eu me arrisco avançar é:

  • Nunca adicionar anúncios

Vejamos cada uma dessas situações, sendo que nas hipóteses avançadas pelo Darian concordo basicamente com ele, pelo que resumo aqui o post dele, e adiciono algumas notas pessoais:

Colocar publicidade desde o dia 1

Eu pessoalmente enquadro-me neste grupo, e foi este o principio que segui neste site. As razões para se colocarem anuncios desde o primeiro dia numa blog ou num site são várias:

  • Expectativas dos leitores – Criar um blog sem publicidade pode criar a expectativas nos leitores de que irá manter-se sempre assim, e desiludir alguns desses leitores quando esse situação for alterada. Alguns leitores podem não gostar.
  • Design – Colocar anúncios desde o inicio permite que estes já estejam contemplados no design original, e não sejam depois colocados de forma menos estética.
  • Receita – Colocar anúncios desde o principio permite ver retorno desde o principio. Pode não ser muito, mas permite verificar a sua evolução. Dois centimos na primeira semana, cinco na segunda e 10 na terceira são uma evolução e ainda que não paguem o tempo permitem percebe que se está a evoluir no sentido pretendido.
  • Aprender a optimizar anúncios – Colocar anúncios desde o ínicio permite fazer teste com eles enquanto o site tem poucos utilizadores, o que significa que poucas pessoas irão ver os erros que se cometem. Quando se colocam os anúncios quando o site já tem tráfego considerável mais pessoas percebem que se está a experimentar.

Conseguir leitores e depois adicionar publicidade

A teoria por detrás desta abordagem é que colocando anúncios desde o primeiro dia se podem afastar leitores do site, pois parecerá muito comercial, muito interessado em ganhar dinheiro.

A ideia é que se podem depois adicionar os anúncios mais tarde, à medida que vamos ganhando leitores.

Nunca adicionar anúncios

Se por um lado, com a maioria dos blogs profissionais a publicidade, independentemente da sua forma, é uma das poucas formas de rentabilizar um site, por outro lado há muitos sites em que, penso, a publicidade deve ser evitada.

Alguns exemplos deste tipo de sites:

  • Blogs pessoais – Num blog pessoal, em que não existe um foco numa àrea mais comercial ou técnica, onde, por exemplo, se comenta o dia a dia, se colecionam os poemas, as musicas ou os comentários aos filmes do fim de semana, de forma simples e despretenciosa dificilmente se conseguirá um retorno significativo, especialmente se não existir uma quantidade de tráfego razoável.
  • Sites empresariais – Em sites empresariais, onde anúnciamos os nossos produtos ou serviços, a última coisa que pretendemos é que os nossos potênciais clientes cliquem num anúncio e se vão embora. Principalmente porque o mais provável de acontecer é clicarem num anúncio de um concorrente, o que diminui consideravelmente a probabilidade de conseguirmos a nossa venda.
  • Sites com acesso pago – Poucos utilizadores gostam de pagar e ainda continuar a ver publicidade, especialmente se falamos de popups, intersticials, e outras formas de publicidade intrusivas, que alterar a experiência de navegação do utilizador. Este tipo de publicidade é sempre incomuda, mas se o utilizador já está a pagar para ter acesso ao site pior.

Leiam também o post do Darian, chamado How quickly after starting a blog should I put ads on it?.


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *