Posts e Links

Alguns bloggers, talvez por terem vários blogs, pouco tempo, e quererem adicionar conteúdo em todos os blogs acabam por em alguns deles adicionarem posts cujo único conteúdo é uma lista de links para posts de outros blogs.

Se por um lado para os seus leitores estes posts podem até ser importantes, no sentido em que os ajudam a encontrar os conteúdos mais relevantes em cada momento, por outro lado são pouco relevantes, especialmente para os leitores mais assíduos.

As pessoas realmente interessadas numa área vão guardando bookmarks para os sites que acham interessantes, e no caso dos utilizadores com agregadores de feeds além dos bookmarks vão adicionar o feed do blog ao agregador utilizado.

Se verificarem regularmente (diariamente ou mais frequentemente) os feeds que adicionam ao agregador vão acabar por receber as novidades linkadas nestes posts praticamente ao mesmo tempo que o blogger, que depois vai listar estas novidades num dos seus posts.

Este aspecto faz com que ao fim de algum tempo estes posts deixem de ser interessantes para serem apenas memórias de posts que já leram.

Por outro lado, para os restantes bloggers da mesma área estes posts são, na melhor das hipóteses proxies para os blogs que têm o conteúdo real. Muitas vezes, mesmo que o conteúdo tenha sido descoberto pelos links colocados nestes posts, os posts ou o blog não são sequer referidos.

Ok, dizem-me, estes posts são irrelevantes, mas não são prejudiciais. Não sei. Se por um lado adicionar posts regularmente pode fazer com que o site seja indexado mais regularmente pelos motores de pesquisa, por outro lado estes posts não têm nada de interessante para indexar, nada que os torne únicos no universo das páginas indexadas, pelo que na maioria das vezes não lhes será dada relevância especial.

Outro aspecto a considerar é que ao adicionar apenas este tipo de posts num blog corre-se o risco de perder utilizadores, que deixem de ter interesse nos links publicados.

Mas, então, não devemos criar links para outros blogs e outros posts? Sim, devemos. A Web depende disso. Não seria, aliás, uma teia sem estas ligações. Mas há outras formas de o fazer.

Ao invés de simplesmente listar todos os posts que considera relevantes, escolha aquele, ou aqueles, que ache realmente importantes e além de linkar para esses posts, inspire-se neles, diga o que pensa do exposto pelo autor, se concorda, com o que concorda e porquê, diga em que discorda dele e porquê.

Sim, isto demora mais tempo do que listar seis ou sete posts, mas o conteúdo gerado é também muito mais, e muito mais relevante.

Além disso, o post resultante é bastante mais linkável que uma lista de links, e é menos provável que os seus leitores percam o interesse, porque apesar de poderem já ter lido o post original, desta forma ficam a saber a sua opinião acerca desses posts.

Digam-me. Preferem encontrar em blogs links comentados ou listas de links, apenas com o título do post original?


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *