O URL é a forma mais directa de encontrar o seu site, da mesma forma que a sua morada é a forma mais simples de encontrar a sua casa.
Os motores de pesquisa podem ajudar, e muitos dos seus novos utilizadores poderão ser conseguidos devido a publicidade noutros sites ou a links que outros sites apontem para o seu.
Mas os visitantes habituais do seu site irão normalmente dirigir-se lá directamente. A menos que não se consiguam lembrar do URL do site. E, claro, não o conseguem dar a um amigo com quem, por acaso, foram tomar um café.
Mas a escolha de um dominio para um site é também uma decisão que aumenta ou restringe as suas opções no futuro.
Se optar por utilizar um sistema gratuito, como os blogs do sapo ou o blogger, trabalhar durante algum tempo no seu novo blog e este começar a ter sucesso, você estará para sempre agarrado a este sistema gratuito, ou terá que recomeçar praticamente do zero.
Mas escolher um dominio próprio também implica algumas considerações, como o objecto do seu site ou o publico alvo.
A forma como pretende divulgar o seu novo site é também algo que deve ser considerado quando escolhe o seu novo dominio.
Se o pretender divulgar utilizando publicidade off-line (como outdoors, panfletos ou mesmo anúncios de jornal) é imprescindível que o seu dominio seja curto e simples de memorizar.
E, acima de tudo, pense no seu site da prespectiva do utilizador que pretende conquistar. Cada um de nós consegue memorizar mais facilmente o que nos é colocado da nossa prespectiva.
Ao longo dos próximos dias irei aprofundar um pouco mais vários destes aspectos.