Enquanto blogger ou webmaster vê frequentemente as estatísticas do seu blog/site? E já lhe aconteceu descobrir um blog porque ele aparecia na sua lista de referers?
A maioria dos bloggers são assim. Nos blogs com muito tráfego um link de um blog de pequena dimensão pode nem aparecer nos top referers, mas um link para um blog de média dimensão pode não passar despercebido.
E se o blogger para quem o seu link aponta fostar do seu blog pode ser que decida colocar um link de volta para o seu site, ou escrever um post sobre o seu blog.
Existem duas formas de linkar para os outros, e que têm implicações diferentes. Estas formas são os links no template e os links no conteúdo.
Links no template
Uma fas formas de linkar outros blogs (ou sites) é colocando um link no template do seu blog. Por link no template entenda qualquer link que apareça em todas as páginas, ou na maioria delas, independentemente da forma como é lá colocado.
O wordpress, por exemplo, tem no backoffice um interface para fazer a administração dos links, que são, normalmente, colocados na lateral do blog.
Estes são os links a que chamo links no template. Estes links têm significados diferentes consoante o titulo que os antecede, mas normalmente são blogs que o blogger lê, ou blogs que considera relacionados (ainda que normalmente não concorrentes) com o seu.
Links no conteúdo
Um link no conteúdo não tem implicações por si, pois normalmente o blogger explica por que razão está a linkar para o outro blog.
Estes links têm normalmente como consequência que os seus leitores visitem mais o link apresentado do que quando coloca o mesmo link no template, especialmente porque se encontra na parte do seu blog a que os seus leitores prestam mais atenção… os seus posts, aquilo que escreve.
Ao longo do tempo, claro, um link no template pode enviar muito mais utilizadores aos blogs para quem linka (ou de volta para o seu) do que um link no conteúdo, pois o seu post saí da homepage e passa a termenos tráfego, mas o link no template permanece.
No entanto, acredita-se que os motores de pesquisa começam já a dar mais relevância aos links no conteúdo do que aos links no template, e o caminho será cada vez mais esse.
Apenas relembrando
Aponte para os outros e seja descoberto por isso. Ao contrário do mundo real, na Web, apontar é natural, faz parte da natureza da Web.