Daily Archives: 17/07/2006

Fontes de Conteúdos

Published by:

Diferentes tipos de sites dependem de diferentes fontes para os seus conteúdos, e perceber quais são essas fontes é por vezes mais importante para o sucesso de um site do que conhecer os conteúdos propriamente.

Hoje existem diversos tipos de sites, e falar de todas as situações seria quase impensável, e por certo tarefa para um site por si só. Assim limitar-me-ei aos principais grupos actualmente utilizados.

Motores de pesquisa

Entre os sites que actualmente têm mais tráfego temos os motores de pesquisa. São talvez o mais importante grupo de sites na internet actualmente, e possivelmente nunca deixarão de o ser, ainda que ao longo do tempo o seu acesso se possa tornar mais transparente, baseado talvez em interfaces que os escondam e potenciem os seus resultados. No entanto sempre será necessário procurar e encontrar a informação de que necessitamos.

Os motores de pesquisa não necessitam de conteúdos próprios, mas os seus conteúdos são, talvez por isso mesmo, os mais dificeis de conseguir, de processar e depois disponibilizar aos utilizadores. Trata-se de recolher e indexar tanto quanto possível da Internet.

Sites Noticiosos

Um grupo de sites cuja importância é já hoje grande e será cada vez maior á medida que o acesso à internet se for tornando possível com dispositivos cada vez mais móveis são os sites informativos, genéricos ou especificos.

Não é incomum hoje ver pessoas a ler jornais nos meios de transporte, e essa leitura poderá generalizar-se ainda mais à medida que dispositivos adequados se forem generalizando, e que os jornais criem sistemas de acesso online à informação, gratuitamente ou através do pagamento de uma quantia, por noticia, por edição ou mesmo assinaturas digitais.

A fonte de conteúdos deste tipo de sites, é obviamente, a realidade (mais ou menos real, depende dos sites, como depende hoje nos jornais), agencias noticiosas, outros meios noticiosos, e agente locais ou internos são algumas das vias de acesso a essa mesma realidade.

Sites informativos

Os sites informativos (não noticiosos) são normalmente compostos por informações relativas a uma área do conhecimento especifico. As suas fontes de conteúdos mais comuns são livros e revista da sua àrea de conhecimento, e por vezes informações noticiosas relevantes.

É possível criar sites que pertencem simultâneamente a este grupo e ao anterior, disponibilizando simultâneamente as ultimas noticias relevantes na sua àrea de conhecimento, e informação menos recente, mas ainda assim relevânte.

Um bom exemplo seria um site de desporto com as ultimas notícas, e simultâneamente biografias de atletas, histórias dos clubes, composição das equipas, calendários de eventos, etc.

Manuais e Documentação

Os manuais e documentação são outro grupo importante de sites, cada vez mais importante à medida que mais e mais empresas percebem que disponibilizar manuais dos seus produtos é também uma forma de promoverem os próprios produtos. São também cada vez mais importantes, pois cada vez mais a primeira forma utilizada quando se procura alguma informação acerca de um produto é através da internet, nos principais motores de pesquisa.

A fonte de conteúdos destes sites são os próprios productos documentados, e a equipa que desenvolveu esses productos, e a informação offline que exista sobre eles.

Serviços

Os sites de serviços vivem normalmente dos conteúdos dos seus utilizadores. É o caso dos serviços de WebMail, dos sites que permitem aos utilizadores criar blogs, disponibilizar fotografias, criar, gerir e manter arquivos de mailling lists, entre muitos outros.

Este tipo de sites não gera conteúdos, apenas disponibiliza ferramentas para que outros criem e coloquem online os seus próprios conteúdos.

Portais

Os portais são principalmente sites que agregam conteúdos de diversos sites dos grupos anteriores, bem como outros tipos, como Lojas.

Os portais são por vezes, mais do que a agragação dos diversos conteúdos, o conjunto dos vários sites.

Os portais própriamente ditos, normalmente, não criam grandes conteúdos, limitando-se a organizar a disponibilizar os conteúdos criados pelos diversos sites que agrupa.

Forúns

Os forúns são sites destinados ao esclarecimento de dúvidas e partilha de informação. Normalmente têm um grupo restricto de moderadores, que se limitam a intervir, nesse papel, quando algum utilizador cria uma mensagem que é considerada inadequada ao propósito do forum ou ofensiva.

A fonte de conteúdo de um forúm são as questões ou informações disponibilizadas pelos seus utilizadores, e as respostas e comentários a essas mesmas questões, normalmente colocadas por outros membros do forúm, ou pelos moderadores.

Depois de relativamente conhecido um forum continua a criar conteúdo por si só, podendo os seus criadores e moderadores limitar-se a manter o bom ambiente do grupo (tarefa muitas vezes mais árdua que a criação de conteúdos propriamente dita).

Blogs

Os blogs são a mais recente, e actualmente mais badalada forma de site. Tratam-se de sites que permitem alguma interação entre os visitantes do site e os seus criadores, mas sem confundirem papeis.

É normalmente obvio quem são os autores dos blogs, e podem ser focados em apenas um tema ou área do conhecimento, os dispersos (falarem sobre diversos temas). Podem ter apenas um ou vários editores (normalmente conhecidos como bloggers).

Ao contrário do que acontece com os forúns, o criador primário de conteúdo num blog são os editores do site, ainda que os seus posts possam ser depois comentados pelos seus visitantes, acrescentado dessa forma informação util ao conteúdo original criado pelo blogger.

A fonte de conteúdos de um blog acaba, por isso, por ser a experiência do próprio blogger, as suas leituras diárias, o seu dia a dia, e os seus conhecimentos da àrea de conhecimento sobre a qual escreve.

A questão que fica

Existem outros tipos de sites, sistemas mistos, em várias formas se integram, sistemas, que mais do que tipos de sites são forma de gestão (Wikis, por exemplo, são uma forma de gerir sites, normalmente sites informativos), mas, a questão que se coloca fica no fim é…

Qual é a fonte de conteúdos a que mais recorrem? Em que se inspiram quando fazem os vossos sites?