Este é o primeiro de uma série de artigos sobre estatísticas Web. Uma breve apresentação da série será publicada nos próximos dias, sendo que, por hoje, vos deixo apenas uma apresentação de alguns dos conceitos e medidas mais utilizadas.
- PageView: Um pageview é o equivalente a uma página visualizada pelo utilizador. Este conceito tem algumas variantes, como sejam automated pageview (quando a página faz refresh automaticamente) e repeated pageview (quando o utilizador faz refresh no browser manualmente, ou quando volta à página por qualquer razão).
- Hit: Um hit é um request feito pelo browser. Imagens, ficheiros javascript, CSS, flash, e mesmo frames HTML, todos são considerados hits, mas apenas o pedido inicial é considerado para contagem de pageviews.
- Unique User: Idealmente um Unique User corresponde a um utilizador único, a uma pessoa. Mas o mundo real está longe de ser um mundo ideal, e por isso este valor raramente coincide com o número de utilizadores únicos reais de um site. Existem várias formas de contabilizar este indicador, cada uma delas com as suas vantagens e desvantagens, pelo que voltaremos a este tópico nos próximos dias.
- Visit: Uma visita é um conjunto de pageviews efectuados por um unique user, separados entre si por intervalos de tempo inferiores a um valor pré-definido (normalmente 30 minutos).
- Referer ou Referrer: o referer(em inglês o correcto é referrer, mas referer é bastante mais utilizado) de uma página é o URL onde o utilizador se encontrava antes de vir para o nosso site. Os referers, normalmente, são listagens de pesquisas ou páginas com links para o nosso site. Por norma os referers internos (no próprio site não são considerados, mas podem conter informação muito interessante. Mais uma vez voltaremos aqui mais tarde).
- Cookie: um cookie é um pequeno pacote de informação, que é enviado para o servidor sempre que são feitos pedidos. Pode ser utilizado para diversas finalidades, sendo a mais comum o controlo de sessões.
- User Agent: cada browser, bem como a maioria dos robots e crawlers, tem uma assinatura própria, que enviam ao servidor sempre que trazem um pedido. A expressãoUser Agent é utilizada para significar o browser utilizado e a assinatura, sendo que, normalmente, a assinatura é o nome do browser.
- Robot e Crawler: Chama-se Robot a qualquer programa que faça de forma automática, independentemente da finalidade, pedidos de URL’s. Os robots mais comuns são os que indexam os sites para os motores de pesquisa. A este grupo de robots chama-se Crawler. Outro tipos de robots são, por exemplo, programas que copiam sites completos, independentemente da finalidade dessa cópia (com sorte apenas para leitura off-line, sem acesso à internet), programas de monitorização, entre muitos outros. Na maioria dos casos estes programas são identificados pelo User Agent (neste caso a sua assinatura). A razão porque estes User Agents são referidos é porque, uma vez que eles não representam utilizadores reais, não são considerados quando se contabilizamPageViews ou Unique Users.