No mundo dos blogs existem dois tipos de comentários que marcam os extremos daquilo a que chamarei de escala de utilidade de comentários.
De um lado encontram-se os comentários em que informação é adicionada aquela que já existe, ainda que seja discordante da apresentada pelo autor original.
No extremo oposto os comentários carregados de links para outros sites, em nada relacionados com o post ou o blog em que esses comentários foram inseridos.
O primeiro grupo acrescenta valor ao seu blog, e o link de volta para o site de quem fez o comentário mais não é que uma pequena retribuição que você presta ao seu leitor/comentador.
O segunda retira valor ao seu blog. Retira-lhe valor no sentido em que os links para os sites dos seus restantes comentadores perdem valor, retira-lhe valor ao seu site porque lhe dá aparência de não ser devidamente gerido, e retira-lhe valor porque muitos dos sites listados nestes comentários estão classificados como spammers pelos motores de pesquisa, e consequentemente qualquer site com links para eles vai sofrer a mesma classificação.
Estes são o branco e o preto da nossa escala, e entre eles vários são os tons de cinzento.
Desde os comentários que realmente acrescentam informação, até aqueles que acrescentam opiniões acerca do tema sem no entanto trazer realmente novos conteúdos, continuando com aqueles que apenas fazem pequenas notas, os que expressão opinião acerca do post, sem se expressar acerca do tema, para aqueles que apenas dizem visitem o meu site em http://…, àqueles que contém keywords linkadas para sites diversos…
Sim, claro, e existem ainda muitos outros tipos que conseguem por certo colocar algures ao longo desta progressão!
A questão que se coloca, claro, é qual o nível de cinzento que se deve permitir, e a partir de onde se devem reprovar os comentários.
Claro que a minha resposta para isso seria tão boa como a vossa. Mas eu nem sequer tenho uma resposta. Na realidade tenho várias.
Em alguns dos meus blogs não permito sequer comentários, noutros permito quase qualquer tipo de comentário (com excepção do SPAM descarado), e noutros, como o Web a Sério apenas permito comentários que, pelo menos, expressem suavemente a opinião do comentador acerca do tema tratado.
O que é importante, na minha opinião, é manter algum nível de consistência no tipo de comentários que se permitem.
No final, é o seu blog, é a sua decisão.