Monthly Archives: November 2008

Blog para publicidade ou blog para trabalho

Published by:

Manter um blog na sua área de actividade é uma boa forma de se promover, especialmente se trabalhar como freelancer. Mas será que deve promover os seus serviços num blog e ao mesmo tempo tentar rentabilizar esse blog com anúncios?

Esta questão torna-se ainda mais pertinente se os anúncios em questão forem colocados pelo Google Adsense ou por outro sistema similar.

Como podem ver facilmente aqui no Web a sério, uma grande parte dos anúncios que aparecem aqui no site são de empresas relacionadas com internet. Talvez porque não falo muito de design neste site, e os anúncios das empresas que fazem sites estão mais direccionados para keywords especificas dessa área da criação de sites, aqui não aparecem muito anúncios de criação de sites. Mas ainda assim aparece uma quota engraçada deles.

Se o site fosse mais específico desse tema, tenho a certeza que todos os anúncios prometeriam a criação de sites profissionais por 10 euros por ano.

E, na minha prespectiva, isso seria um problema se o meu negócio fosse a criação de sites, principalmente se eu não tivesse um sistema 100% automático que me permitisse criar um novo sites com alguma rapidez (a qualidade é irrelevante para um cliente que quer um site de 10 euros por ano), porque estaria a divulgar o meu negócio juntamente com um concorrente que, claramente, me venceria no factor preço.

É fácil prestar atenção ao detalhe de que se pode ganhar algum dinheiro com um blog. Especialmente se temos algum tempo disponível para o actualizar regularmente (dois ou três novos artigos por dia), e para o promover em sites sociais, em foruns e noutros blogs (com comentários construtivos, de preferência). É possível ganhar com apenas um blog, mesmo em português, algumas centenas de euros por mês. Com algum esforço mais do que isso. Em inglês facilmente se consegue chegar a valores mensais de quatro digitos.

Mas se é este o objectivo, então é melhor focar-se apenas no blog, e não perder tempo a tentar encontrar trabalhos de 100 ou 200 euros, nomeadamente sites para pequenas empresas, porque o tempo que vai perder a fazer esses sites pode ser igualmente rentável a promover o seu próprio blog.

Por outro lado, fazer pequenos sites pode não ser muito rentável no curto prazo, especialmente se quizer encontrar trabalhos e fazer um trabalho bem feito, pois a quantidade de pessoas a fazer esse tipo de trabalho é tão grande, e com capacidades, razões e aptidões tão dispares, que não existe forma de cobrar um valor razoável pelo seu trabalho.

Mas muitos sites têm manutênção nula (ou feita pelo cliente), e recebe mensalmente ou anualmente o pagamento dos hosting e da renovação do dominio. Ao fim de vários sites já começa ajudar ao orçamento.

Isso, claro, se não entrar de cabeça na onda dos preços baixos, e começar a vender sites a 10 euros por ano, com domínio incluido, e a fazê-los manualmente.

O seu problema, voltando ao ínicio, é que se tiver anúncios no seu próprio site, onde são anúnciados sites por 10 euros por ano, com domínio incluido, depois vai ser muito díficil para sí explicar aos seus potênciais clientes que os seus concorrentes não lhe fazem um site personalizado como você lhe vai fazer, que o domínio é na realidade um sub-domínio de um domínio do seu concorrente e não num domínio próprio do cliente, que você lhe oferece email no mesmo dominio onde está o site, e que o cliente não precisa de utilizar um email @sapo.pt ou @yahoo.com ou similar…

E, claro, se ainda assim achar que o seu blog, onde ocupa os tempos em que não está a trabalhar em sites para os seus clientes, deve ajudar a pagar as contas, pode sempre encontrar um bom conjunto de serviços complementares ao site, que tenham um sistema de afiliados, e promover os produtos deles. Procure produtos que os seus clientes precisem, mas que não concorram com a sua oferta. Se você faz sites, talvez Cartões de visita http://www.tqlkg.com/image-3115788-5802068sejam uma possibilidade.

Mas não anúncio produtos ou serviços demasiado próximos dos seus, especialmente aqueles em que pode ganhar dinheiro, como o hosting.