Monthly Archives: May 2007

Patrocínios

Published by:

Os patrocínios são uma forma de publicidade anterior ao advento da Internet, e pode ser encontrado no mundo offline das mais diversas formas, e ao mesmo se passa online.

Offline podemos considerar patrocínios o coleccionador de arte que paga ao artista pelo privilégio de poder seleccionar as peças do seu agrado antes de serem apresentadas a qualquer outro potencial comprador, assim como o é o pagamento efectuado pela empresa que quer que a sua publicidade apareça associada ao evento.

Online tudo se passa de forma bastante similar. Os patrocinadores pagam para aparecer associados a um site ou artigo. Essa associação pode ser permanente ou por um período predefinido.

A forma de associação pode também ser bastante diversa. Nalguns casos passa pela colocação de banners estáticos num site, noutros apenas um link, noutros ainda pela criação de um novo artigo em que a marca, o produto ou serviço do patrocinador são referidos, revistos ou aconselhados.

A grande diferença entre os patrocínios e os vários outros tipos de publicidade que já referi nesta série é que são, normalmente, negociados caso a caso, o que faz com que os termos em que a transacção ocorre sejam mais… variáveis.

Nalguns países, como os Estados Unidos, a lei exige que este tipo de publicidade seja declarado, mas mesmo nesses casos há bloggers que não o fazem. Em contrapartida, muitos sites que não estariam legalmente obrigados a esta declaração fazem-na.

Mas, então, a quem serve este tipo de publicidade?

Anunciantes

Os patrocínios são uma excelente forma de chegar aos utilizadores de sites específicos, independentemente da forma. Mas a forma é relevante, pois nalguns casos consegue chegar-se apenas aos utilizadores actuais, e noutros consegue chegar também aos futuros utilizadores.

Colocar um anúncio fixo durante um mês, num site cujos utilizadores correspondem ao perfil dos seus potenciais clientes tem, normalmente, um valor muito superior ao que seria obtido com idêntico investimento noutros tipos de publicidade, mas uma review ao seu site pode, potencialmente, continuar a enviar novos clientes para o seu site durante muito tempo.

Se quer investir em publicidade, procure sites dos quais os seus serviços sejam um complemento, ou mesmo outros sites na sua área, e tente descobrir se eles aceitam patrocínios ou fazem reviews de sites. Uma outra alternativa será verificar com os webmasters/bloggers responsáveis por sites de que goste da possibilidade e/ou custo de os patrocinar.

Com os patrocínios a regra é simples… as duas partes chegam a acordo, uma paga e a outra divulga-a.

Editores

Para quem tem um site, os patrocínios também são uma boa opção, em primeiro lugar porque não entram em conflito com outros tipos de publicidade. Um site que tenha adsense pode ainda assim divulgar os seus patrocinadores, o mesmo se passando com qualquer outro tipo de publicidade.

Por outro lado, ao contrário do que acontece com redes de publicidade, como o adsense ou outros, (quase) qualquer patrocínio que seja feito ao seu site é previamente aprovado por si. Este tipo de publicidade, normalmente, é paga de uma só vez (ou regularmente), um valor pré-acordado, o que significa que recebe esse valor imediatamente e não fica dependente de acções dos seus utilizadores para saber quais as suas receitas.

Por outro lado, quando negoceia patrocínios, tenha a certeza de verificar que ambas as partes concordam, para que depois não haja desentendimentos e desacordos. Se concorda fazer uma review de um site, certifique-se que você e o patrocinador estão de acordo em relação ás condições da review… isto para que na mente do patrocinador não fique a ideia que de você irá elogiar o site dele, enquanto na sua está a ideia de que poderá fazer uma review isenta, dando a sua opinião acerca do site (ou produto, serviço, etc).

Conclusão

Estando as várias partes de acordo os patrocínios são uma forma de publicidade. São uma forma de divulgar o seu negócio junto de potenciais clientes, ou mais uma forma de potenciais receitas.

O valor de um bom artigo num blog que seja muito lido tem um valor inestimável, mas o cuidado necessário à escolha também é significativo. Por outro lado, do lado do blogger é também necessário atenção ao aceitar um patrocínio, pois não é agradável fazer uma excelente review de um site, ou ser-se associado a uma empresa, que entretanto cai um más graças junto dos seus leitores.


Afiliados

Published by:

Os sistemas de afiliados são uma forma de associação entre anunciantes e editores, em que os segundos recebem (normalmente) uma comissão sobre todas as vendas que os utilizadores que enviam para o site do primeiro fazem.

Os sistemas de afiliados são o ascendente directo dos sistemas de publicidade paga por acção, em que passa a haver um intermediário, e o valor pago é normalmente fixo em vez de uma comissão como acontece nos sitemas de afiliados.

Nos sistemas de afiliados, normalmente, o anunciante é um site comercial que paga uma comissão sobre as suas vendas a quem anuncia os seus produtos ou serviços.

Mantém-se neste artigo a designação de “anunciante” e “editor” por uma questão de consistência ao longo de toda a série de artigos. Neste caso “comerciante” ou “fornecedor” e “associado” ou “afiliado” seriam por certo designações mais adequadas.

Anunciantes

Os sistemas de afiliados são uma óptima opção para qualquer site em que o processo de venda decorra completamente online, independentemente do tipo ou natureza do que for vendido.

A grande vantagem desta forma de divulgação é que o anunciante paga apenas quando obtém resultados, normalmente uma percentagem sobre o valor das vendas.

Editores

Para os editores os sistemas de afiliados têm duas grandes vantagens.

A primeira delas é a selecção. Ao contrário do que acontece quando está associado a redes de pay per click ou pay per action, com os sistemas de afiliados o editor tem normalmente a oportunidade de escolher cada um dos programas que anuncia. Isto permite-lhe escolher aqueles que são de maior interesse para os seus visitantes, aqueles que lhe pagam melhor, ou aqueles que têm os banners mais bonitos. Não interessa qual o critério pelo qual a selecção é feita, mas o editor tem a oportunidade de escolher.

A segunda grande vantagem é o possibilidade de ganhos mais elevados. Dependendo do programa, alguns oferecem valores elevados na primeira venda, outros pagam comissões sobre vendas repetidas, nalguns casos pode-se contar com comissões especificas por cada venda referida.

No entanto, os sistemas de afiliados têm a desvantagem de serem pagos apenas quando existe uma venda (na maioria dos caso), o que faz com que sejam menos interessantes para sites genéricos cujos utilizadores raramente comprar os produtos recomendados.

Conclusão

Os sistemas de afiliados são uma opção que deve ser considerada se tem um site de ecommerce, pois permite-lhe transferir a divulgação do seu site para os seus parceiros. Ao mesmo tempo, este tipo de sistemas paga normalmente valores mais interessantes do que os sistemas de pay per click ou pay per action, o que com que se devam considerar quando se tem um site em que os utilizadores adquiram com frequência os produtos anunciados.


Publicidade paga por acção

Published by:

A publicidade paga por acção é o passo seguinte para a publicidade paga por click. A grande diferença é que ao contrário da paga por click, na publicidade paga por acção só existe direito a pagamento quando um determinado evento ocorre.

Algumas possibilidades são a subscrição de uma newsletter, um pedido de informação, a concretização de uma compra num site de ecommerce ou praticamente qualquer outra coisa que seja realizável online.

Esta situação é vantajosa para o anunciante, pois ao invés de ter um custo sempre que um visitante é enviado para o seu site, esse custo só se concretiza quando o visitante efectua uma acção predefinida.

Em contrapartida, o custo por acção é, normalmente, bastante mais elevado do que o custo por click.

Anunciantes

Este tipo de publicidade é indicada para quem sabe o que quer. Este tipo de publicidade não serve para anunciar apenas um site, mas para conseguir que algo seja feito pelos utilizadores nesse site.

Se lançou um novo site social e pretende criar uma base de utilizadores, uma campanha em que paga por cada utilizador que se inscreva no site pode ser uma boa opção.

Este tipo de publicidade pode também ser uma boa opção para sites comerciais, especialmente aqueles em que a margem por venda seja mais ou menos fixa ou que vendam subscrições/assinaturas de algum tipo. Nestes casos uma alternativa é a utilização de sistemas de afiliados (de que falarei no próximo artigo).

Editores

Os editores a quem este tipo de publicidade interessa são praticamente os mesmo que nos sistemas de publicidade paga por click, pequenos e médios editores, especialmente aqueles com conteúdos especializados.

Para os editores a publicidade paga por acção só é uma alternativa interessante à publicidade paga por click se os valores pagos por acção forem razoavelmente mais elevados do que os pagos por click, por forma a compensar o rácio entre os utilizadores que clicam num banner e visitam o site anunciado, e aqueles que finalmente executam a acção que se pretende.

É possível colocar ambos os tipos de anúncios a concorrer directamente para as mesmas posições (como começa a acontecer neste momento no Google Adsense), sendo que nesse caso se utiliza, normalmente, o valor do eCPM (custo estimado por mil visualizações).

Conclusão

A publicidade paga por acção é ideal para quem pretende que os seus visitantes efectuem uma determinada acção. Claro que a publicidade não pode ser a única forma de procurar que essa acção seja efectuada. É necessário também que a própria página onde o utilizador entra no site incentive a que essa acção seja executada.

Para os editores é apenas mais uma opção. Se os utilizadores de um site efectuares facilmente as acções pretendidas a publicidade paga por acção pode ser uma boa opção por si só, mas para a maioria dos editores deve ser considerada apenas como mais uma opção, que deve ser considerada a par com as restantes alternativas.