O meu nome é Marco Neves, sou programador para uma empresa multinacional de reservas de hoteis online, e trabalho em empresas relacionadas com internet desde 2000.
O Web a Sério nasceu em 2006. É um blog nascido da minha frustração para com a Web Portuguesa. A maioria dos sites das empresas então eram estranhos. Hoje não sei bem como estão.
Ao longo destes anos muito mudou para mim. Eu era então um programador Web independente a tentar criar uma base de clientes entre as micro e pequenas empresas. Hoje pertenço a uma equipa que cresce a um ritmo inacreditável, e que se aproxima rapidamente dos 100 programadores.
Então eu sabia o que funcionava melhor na web, o que era preciso fazer para atingir determinados objectivos. Hoje sei que ninguém sabe o que funciona melhor na web, não apenas por ter visto experiências completamente absurdas funcionar, enquanto outras cujo resultado parecia óbvio para todos os envolvidos, terem um resultado completamente oposto do esperado.
Por isso, e por muito mais, não esperem encontrar por aqui novos posts com receitas definitivas para conseguir o melhor site. Não esperem encontrar aqui formas de melhor taxas de conversão, ROIs, tráfego, taxas de retorno ou qualquer outros indicadores que posso utilizar para medir o sucesso do vosso site.
Mas espero trazer-vos muitas coisas que podem testar. Espero trazer-vos opções – sejam elas técnicas, ferramentas, serviços e websites, … – mas decidir quais servem os vossos fins, com quais se sentem confortáveis e verificar quais funcionam para vós é um problema vosso. Posso até trazer-vos ferramentas para vos ajudar a escolher, mas ainda assim cabe-vos a vós escolhê-las ou não. E responsabilizar-vos pelas vossas escolhas.
Mas, acima de tudo, este site é para mim, não é para vocês. Já não é um poço de lamúrias sobre os problemas da internet em Portugal, como foi no inicio, a partir de hoje é uma forma de eu sistematizar a informação que encontro e que acho que me pode ser útil e me pode ajudar a melhorar a forma como utilizo a internet e como desenvolvo para web.
Se por acaso essa informação vos for útil sorte a vossa. Se não vos for útil, azar o vosso.
Boa tarde,
voltei hoje a visitar WebaSério e com muito agrado verifiquei uma evolução notória, não em relação aos conteúdos mas sim na apresentação. Dá mais facilidade de ler e assim ficar mais “dentro”. Ler na tela cansa e há muita gente que parece que não sabe isto. Um exemplo de boa leitura na tela é este http://www.smashingmagazine.com.
Resumindo: gostei muito da blog espero que não desista pois é muito,muito útil. Aproveito a oportunidade para fazer uma pergunta sobre uma questão é um mistério grande para mim, um leigo nesta coisas. aqui vai
Tenho visto muitos sites feitos por empresas estabelecidas e não por “freelancers á solta” que não colocam no código, a descrição, o titulo e as palavras-chaves. Qual a razão ? ou será que eu não vejo bem o código.
Nos sites onde participo não me esqueço disso e penso que estou certo!
Se avalia este tema como importante desafio-o a escrever um post, quando tiver tempo e pachorra.
Um grande cumprimento
José Ribeiro